sábado, 8 de setembro de 2012

LINHAÇA E A SUA IMPORTÂNCIA COMO ALIMENTO FUNCIONAL



A linhaça vem se destacando, graças aos benefícios que ela proporciona à nossa saúde. De acordo com Nogueira, G. F, a semente de linhaça é considerada um alimento funcional, ou seja, um alimento de caráter preventivo à saúde, pois possuí componentes ativos (as lignanas), benéficos a saúde e preventiva em função dos antioxidantes e anticancerígenos presente na semente. http://www.unifia.edu.br
As lignanas são fitoesteróides com ação parecida com a dos estrógenos. Esses estrógenos são hormônios sexuais produzidos especialmente nos ovários da mulher, que estimulam o desenvolvimento dos caracteres femininos. Porém, com o passar dos anos a taxa desses hormônios diminuem, por isso é importante consumir alimentos ricos em lignanas para uma reposição natural dessa substância principalmente no período da menopausa, pois elas enganam os receptores de estrógeno e se liga a eles. Portanto, as lignanas além de serem importantes no período da menopausa elas são também muito importantes para evitar problemas da Síndrome da Tensão pré-menstrual (TPM). Mulheres que apresentam este problema vêm acompanhadas de sintomas como alteração de humor, depressão, ansiedade, irritabilidade inchaço e ganho de peso associada a um desequilíbrio nas concentrações dos dois principais hormônios desta fase, o estrógeno e a progesterona.
Para minimizar os problemas da menopausa e da TPM podemos destacar a prática de exercícios, que favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos através do suor e também a redução da ingestão de sal de cozinha ou o Cloreto de Sódio.
Contudo, o consumo diário da linhaça sendo um importante agente antioxidante e renovador celular é considerado um coadjuvante nutricional. Ela atua também como desintoxicante do organismo auxiliando no emagrecimento, pois sacia a fome e estimula e regulariza funcionamento do intestino em função da grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis. A linhaça é rica em ácidos graxos como, o ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras poliinsaturadas que são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares e na redução do mau colesterol (LDL) Contém proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E que atua no combate ao envelhecimento da pele e as doenças degenerativas.
A linhaça triturada ou a farinha de linhaça são as maneiras de consumir a semente, pois traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Ela pode ser utilizada no preparo de bolos, massas, farofas, pães, biscoitos, sorvetes, vitaminas de frutas, sucos e iogurtes.
A indicação diária para a ingestão de farinha de linhaça é de uma a duas colheres das de sopa.
A linhaça vem se destacando, graças aos benefícios que ela proporciona à nossa saúde.

No livro “A importância da linhaça na saúde” da autora Trucom C. Bacharel em Química pela UFRJ, ela fala estritamente a respeito da linhaça e dos seus benefícios para a saúde humana. Nele ela explica que, a diferença da informação nutricional das variedades da linhaça marrom e linhaça dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas. A linhaça marrom leva uma discreta vantagem quanto ao teor de ômega-3. Portanto, as diferenças são mínimas entre ambas e estas podem ser modificadas através de práticas normais de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação (os flavanóis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário