domingo, 19 de agosto de 2012

RADICAIS LIVRES E ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES

Durante o processo de combustão por oxigênio que é utilizado para converter em energia os nutrientes dos alimentos absorvidos pelo nosso organismo as células produzem radicais livres.
As doenças são resultados de muitos fatores como, o stress, poluição ambiental, substâncias prejudiciais presentes em alimentos (aditivos químicos, conservantes, excesso de gorduras saturadas) que levam a formação de radicais livres que podem danificar células sadias do nosso corpo.
A melhor maneira de prevenir os males dos radicais livres é uma boa alimentação, rica em nutrientes, os antioxidantes. Esses evitam o envelhecimento das células, pois tem a função de limpar o nosso organismo e prevenir a oxidação de outras moléculas. Os antioxidantes são encontrados em cereais integrais, verduras, legumes, frutas.
Os cereais são ricos em antioxidantes que possuem as vitaminas E, B os minerais (o Selênio, Zinco, Cobre) e o beta-caroteno por isso é tão importante incluí-los em nossa dieta com uma reposição diária.
Uma novidade sobre um cereal pouco conhecido pelo ser humano foi publicada na pagina da Embrapa em 01/09/2010. Disponível em: http://www.embrapa.gov.br A pesquisadora Hercia Stampini Duarte Martino, da UFV (Universidade Federal de Viçosa) durante o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, ela expôs. “Na alimentação humana, o sorgo apresenta uma capacidade antioxidante bastante elevada e esse é um dos diferenciais do cereal como alimento funcional”. O Sorgo tem alta concentração de uma substância em sua composição, a antocianina (de elevada atividade antioxidante) encontrada em poucos cereais e outros alimentos, como frutas e verduras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário